28/09 – Roda de conversa sobre sexualidade no AME Vila Mariana

A sexualidade foi o tema da mesa redonda que aconteceu na quinta-feira, dia 28/09, no AME Vila Mariana. Cerca de 30 idosos participaram da atividade coordenadas pelas fisioterapeutas Juliana Schulze e Laila Monteiro, que procuraram conferir um tom divertido e descontraído ao papo, ainda considerado tabu principalmente nessa faixa etária.

Além das palestras técnicas, a ação contou com o depoimento de Dolores Iglesias e Adriana Miranda, ambas de 61 anos. Apesar da mesma idade, as duas mulheres compartilharam experiências bastante diferentes com a sexualidade. “Dolores falou mais da repressão que sofreu durante a a juventude, e como isso repercutiu na sua sexualidade depois. Já Adriana trouxe uma outra fala – é uma mulher que cuida muito do corpo, da saúde e tem um casamento muito bacana”, contou Juliana.

Depois das apresentações, a discussão foi estendida ao público, que foi convidado a trazer suas dúvidas e opiniões. Eles foram questionados a respeito de preconceito, dificuldades e o que achavam da sexualidade. “Muitos falaram que ainda existe cultura machista, que a mulher  fica sem graça de ser mais velha e namorar. Muitas trouxeram a questão dos bailes e como eles acabam despertando a sexualidade”, relatou a fisioterapeuta. “Falamos de sexualidade como algo além do sexo, mas sim como algo que envolve amor, afetividade e autoestima.”

Dos 30 participantes, apenas 6 eram homens e apesar da timidez inicial, eles também se animaram a dividir suas opiniões e questionamentos. Entre as questões trazidas estavam dúvidas em relação ao uso de camisinha, principalmente em casos em que a ereção não consegue ser tão prolongada. As mulheres também trouxeram à roda suas dificuldades com as consequências da menopausa, como ressecamento vaginal e perda de força muscular.

“Foi muito rico, com muita troca de experiência. Fizemos a roda de uma maneira divertida, em tom de brincadeira. Foi muito bacana mesmo”, completou Juliana.

Crédito: Juliana Schulze

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: