26/09 – Começa a Virada da Maturidade 2017

A abertura oficial da Virada da Maturidade 2017 aconteceu na noite da terça-feira, dia 26 de setembro, no Unibes Cultural em São Paulo-SP e contou com a presença de representantes dos diversos parceiros envolvidos na iniciativa, além de muitos voluntários. O público acompanhou um breve relato sobre os objetivos da Virada da Maturidade e de seus principais apoiadores, bem como reflexões sobre o envelhecimento e a importância de se valorizar esta etapa da vida. Houve ainda um momento de muita descontração, com a apresentação voluntária de Oscar Pardini, humorista do Café com Bobagem. E o protagonismo do idoso foi evidenciado com um coquetel, já que os salgados e doces servidos foram preparados por voluntários acima de 60 anos de idade.

“A expectativa para esta edição é que o evento seja inspirador para pessoas de todas as gerações. Nós queremos sensibilizar as pessoas, com os idosos protagonizando as ações e mostrando o quanto eles têm potencial”, disse a psicóloga Fernanda Gouveia, 43 anos, idealizadora da Virada da Maturidade, quando entrevistada por Anna Luiza Fleury Pereira, 74 anos. Anna Luiza é uma das participantes do Projeto Você é o repórter – Jornalismo Cidadão da Revista Aptare.

anna_entrevista
Fernanda Gouveia sendo entrevistada pela repórter cidadã Anna Luiza Fleury Pereira

Segundo Fernanda, o principal objetivo para a edição 2017, que vai até o dia 1° de outubro, é aumentar o número de participantes passando das 13 mil pessoas que aproveitaram as atividades da segunda edição, realizada no ano passado.  A estratégia para isso foi concentrar ações, com várias atividades acontecendo em um mesmo local para motivar as pessoas a participarem de várias ações. Ao ser questionada pela repórter cidadã Anna Luiza se há algum acompanhamento de como a Virada impacta a vida dos participantes, Fernanda comentou sobre a realização de uma pesquisa que tem exatamente este objetivo. “Em paralelo à Virada, vamos realizar uma pesquisa sobre discriminação etária, convidando pessoas para responder um questionário e, posteriormente, acompanhando ao longo do próximo ano, como as informações e experiências vividas na Virada contribuíram para uma mudança de visão com relação ao idoso”, explicou.

O anfitrião da noite foi o ator Carlos Moreno, envolvido com questões do envelhecimento com qualidade e voluntário ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer. Para ele, a ação da Revista Aptare, de capacitar idosos e transformá-los nos jornalistas que irão cobrir as atividades é “genial e faz o maior sentido, já que todo este evento é para colocar o idoso como protagonista, um evento que não é para fazer algo para o idoso, mas para mostrar o que o idoso pode fazer por ele mesmo e por toda a sociedade, mais uma razão para eles mesmo estarem documentando os acontecimentos”, ressaltou.

Confira a visão de repórteres cidadãos sobre a abertura:

Por José Vieira, da equipe do Você é o repórter – Jornalismo cidadão

Nesta terça feira, 26 de setembro, das 19.30 às 21.00 horas, tive o privilégio de participar da solenidade de abertura da “Virada da Maturidade” .
Não apenas em caráter pessoal, mas representando a Associação São Joaquim, onde tenho agradável vivência com os idosos que lá se encontram diariamente.
O espaço sempre acolhedor da ” Unibes Cultural,” literalmente, deu o tom. Organização, competência, simpatia e bom humor, das lideranças na promoção do evento, prevaleceu.
Assim, o pontapé inicial já aconteceu.
Avante. Vamos celebrar, nesse tempo favorável, a alegria de viver bem, sempre!

 

6b50cbc5-98e2-4582-998d-a86141e1d003
O repórter cidadão José Vieira acompanhou a abertura da Virada da Maturidade

 

Por Leopoldo Oliveira, da equipe do Você é o repórter – Jornalismo cidadão

O repórter cidadão Leopoldo Oliveira conferiu a opinião do público presente  sobre a Virada e a visão deles com relação aos idosos e o envelhecimento, acompanhe:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: